Caso concretos 1 e 2
Dia dos morto no Mexico
Questão I
No Brasil dia de finados, é um dia de tristeza, um dia melancólico. Já no México o dia de finados é de festas, alegria, com danças, acreditando até mesmo que simbolicamente os mortos retornam para confraternizar com as pessoas comparado ao carnaval do Brasil
Questão II
Uma postura etnocêntrica, partindo da nossa cultura, os mexicanos estão totalmente errados. Desrespeitando os mortos, não guardam o devido luto com os mortos. (Eles até homenageiam, mas só de que uma maneira diferente)
Questão III
Do ponto de vista do relativismo, tanto eles como nos estamos homenageando, só que de forma diferente cada um com os seus valores. Não existe forma, pior, ou melhor, de celebrar morto, cada um a sua maneira.
Questão IV
A letra é “D”
Questão I
Do ponto de vista das ciências naturais, observamos a seca do sertão nordestino: teremos o solo a vegetação, o clima, a falta da água. Os fenômenos naturais podem ser repetidos observados, e nos dando também uma objetividade.
Do ponto de vista das ciências humanas, temos alguns impactos: Êxodo rural, migração, mortandade, a economia da região cai a produção também cai.
Questão II
Nas ciências naturais teremos uma maior objetividade, porque os fenômenos são mais simples. Podem ser repetidos, observados e isolados, ao contrario das ciências humanas, pois nelas teremos interpretações e pontos de vistas (dos estudiosos daquela área) diferenciados.
O governo pode prevenir os efeitos da seca, trabalhando com irrigação, açude. Não deixando a
Seca acontecer e mudar a atividade produtiva.
Questão III
A letra “B”
Caso concreto 02
Ciencias naturais e ciencias humanas