Caso concreto psicologia 4
Gênero: representações sociais
Analise o caso apresentado utilizando os conceitos de gênero e de violência de gênero, seguindo o seguinte roteiro:
• Descreva o conceito de gênero: Os termos macho e fêmea dizem respeito à constituição biológica de uma pessoa, os fatos físicos e genéticos que fazem com que alguém seja de um sexo ou de outro. A cultura brasileira afirma que os homens são dominadores e fortes, enquanto as mulheres são emotivas e frágeis. Como isso, os meninos aprendem a esconder suas emoções e negam seus sentimentos de fraqueza, enquanto as meninas aprendem a esconder suas ambições a negar para si mesma seus talentos e pontos fortes.
• Descreva o conceito de violência de gênero: é uma questão cultural que se situa no incentivo da sociedade para que os homens exerçam sua força de dominação e potência contra as mulheres, sendo essas dotadas de uma virilidade sensível. A violência de gênero é uma reação daquele que se sente dono da vítima. Esse sentimento de posse decorre não apenas do relacionamento sexual, mas também no fator econômico.
• Como esses conceitos podem explicar a situação descrita: No caso citado Roberto sustenta financeiramente Ana, o que lhe dá a sensação de tê-la comprado. Por isso quando se vê contrariado, repelido ou traído, acha-se no direito de repreende-la com violência.
Questão Objetiva: A resposta certa é a letra “d”, pois a orientação sexual define se uma pessoa é sexualmente atraída por membros do sexo oposto (heterossexualidade), do mesmo sexo (homossexualidade), ou de ambos sexos(bissexualidade).Já a identidade de gênero é a identificação com um dos gêneros.