CASO CONCRETO DE ENTIDADE DE INTERESSE SOCIAL EM TERESINA PIAUI
A entidade escolhida para a presente pesquisa foi Casa de Apoio à Criança com Câncer que é de responsabilidade da Rede Feminina de Combate ao Câncer, sito a Avenida São Raimundo, n.º 1000, Piçarra – Teresina-PI.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer existe de fato desde 1954, quando o eminente professor Henrique Melega, cancerologista de São Paulo, veio a Teresina para auxiliar na Campanha de Combate ao Câncer a convite do Governo do Estado do Piauí e do então presidente da Sociedade Piauiense de Combate ao Câncer, Dr. Ulisses Marques. Nesta época foi criado um Comitê Feminino, transformado mais tarde na Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Somente em 08 de abril do ano de 1986 a Rede Feminina foi instalada oficialmente, tendo seu estatuto sido registrado em cartório na data de 06 de abril de 1987.
A instalação oficial da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí, filiada à Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, foi realizada pela seguinte diretoria:
• Erice Tito Gonçalves Couto (presidente);
• Maria Nazareth Ribeiro de Almeida Andrade (vice-presidente);
• Thalita Sousa e Neiva (1ª secretária);
• Maria Francisca Barbosa de Almeida (2ª secretária);
• Maria José da Cunha Ribeiro (1ª tesoureira) e;
• Maria Dora Leão de Carvalho (2ª tesoureira). Inicialmente, a entidade atuava com um grupo pequeno, somente distribuindo cestas básicas e visitando as enfermarias do Hospital São Marcos, onde ficam internados os pacientes oncológicos. Hoje, a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí conta com cerca de 80 voluntárias e divide seu trabalho em várias vertentes. Possui diretoria executiva composta pelos cargos de presidente, vice-presidente, 1ª tesoureira, 2ª tesoureira, 1ª secretária e 2ª secretária, conselho fiscal e assembléia geral das voluntárias como órgão deliberativo. Esta diretoria executiva é formada por