Caso concreto 2
Esta prova apresenta duas propostas de redação. Você deverá escolher apenas UMA delas para redigir o seu texto. Na avaliação da redação, serão observadas: – a correta expressão em Língua Portuguesa; – a clareza, a concisão e a coerência na exposição do pensamento. Será anulada a redação redigida fora do tema proposto, ou apresentada em forma que não seja a exigida. Não assine nem escreva a redação a lápis.
PROPOSTA 1
1. A Igreja protestou, mas a Câmara dos Deputados aprovou a utilização de embriões humanos para a pesquisa de células-tronco. A votação foi acompanhada por deficientes físicos e portadores de doenças degenerativas, que comemoraram emocionados a decisão, cantando o Hino Nacional. As células-tronco acenam com a possibilidade de desenvolver tratamentos para doenças hoje incuráveis, como diabetes, numerosas formas de câncer e males neurodegenerativos, além de distrofias musculares. Terapias para cegueira e surdez também podem ser desenvolvidas a partir delas.
Ilustração: Revista Megazine, 27-12-2005, pág. 12
2. Leia, com atenção, o que declarou algum tempo antes dessa decisão o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Majela Agnelo: Época: Debate-se o uso de células-tronco para pesquisa de tratamentos contra males sem cura. O que dizer aos que sofrem desses males e vêem aí uma esperança? Dom Geraldo – A descoberta das células-tronco é uma conquista da Ciência, que abre a esperança de debelar doenças sem solução. As células podem ser encontradas nos embriões, mas também na placenta e no cordão umbilical e no corpo adulto. Conhecemos cientistas sérios que trabalham com células-tronco. Eles afirmam que são mais eficazes as células retiradas do organismo sobre o qual operam, pois estão livres do problema da rejeição. (...) No horizonte da fé cristã, que compreende o ser humano como criatura, imagem e semelhança de Deus criador, há uma dignidade inviolável. Pensar que um embrião possa ser destruído,