Caso Concreto 1
Matricula: 201407166085
CASO CONCRETO 1
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
R: 1° (este foi citado em sala de aula) Na época dos escravos os seus senhores não queriam que eles tomassem leite, pois tinha um bom valor comercial. Os Senhores diziam aos seus escravos que se estes comessem manga (fruta muito consumida) e tomassem leite morreriam. Nisto não tem nenhuma comprovação cientifica, até mesmo porque o picolé de manga é feito com leite.
2° As pessoas associam o chocolate as espinhas na face de um adolescente (sinal que comeu muito chocolate), nada comprovado cientificamente. Os Dermatologistas dizem que a intensificação de espinhas é por causa da oleosidade da pele e não por comer chocolate.
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza tudo se cria, tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade. X
b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade.
e) Generalidade e objetividade.
R: A (Objetividade e Neutralidade)