caso concreto 1
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
Resposta: A grande diferença entre o senso comum e a ciência é que a Ciência, tem provas do que afirma ser verdade, ou seja, passa pelo método científico, uma avaliação. Já o senso comum pode surgir muitas vezes através de um mito, uma explicação fantasiosa para aquilo que não se consegue explicar cientificamente.
EX1: Desde a época da escravidão no BRASIL, o senhor induzia seus escravos a não comer manga e tomar leite, pois passariam mal e poderiam morrer. O que é uma grande mentira, por não ter nenhum fundamento científico. O que de fato era: O senhor falava isso, pois os escravos consumiam muitas mangas, e muitos ordenhavam vacas, e como o leite tinha um valor comercial muito alto, por isso a origem desse senso comum.
Ex2: Cortar cabelos na lua crescente, para que cresçam mais rápidos.
Questão de múltipla escolha: A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão? Na natureza tudo se cria tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade. b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade. e) Generalidade e objetividade.