caso concreto 1
Curso: Direito
Viviane Azarias Torres RA: 201301264555
RESPOSTAS:
1- Assim, uma dupla tarefa impõe-se: dialogar, ultrapassando fronteiras antes demarcadas, e sustentar um discurso construtor de uma identidade específica do saber psicológico. Considerando-se o texto, assinale a afirmação CORRETA:
R: (e) O psicólogo tem sido convidado a realizar diálogos que o desafiam a construir uma linguagem inter, multi e transdisciplinar, centrada no discurso epistemológico das ciências exatas, como a física quântica, e das ciências biológicas, como a genética.
2- Assinale a afirmativa CORRETA, a respeito da concepção de homem, entendido como um ser "sócio histórico", segundo Bock, Furtado & Teixeira (1999):
R: (e) O homem surge como ser único cujas aptidões para relacionar-se dependem das situações de vida e históricas presentes no seu dia a dia.
3- Partindo do texto apresentado e do conhecimento adquirido nas aulas e leituras de textos complementares, explique de que forma a Psicologia se tornou uma ciência.
R: Os psicólogos se baseiam no método científico quando busca respostas para suas perguntas, coletando dados por meio de observação e tentam explicar o que observaram por meio de teorias, fazem novas previsões com base nas teorias e testam por meio de experimentos a fim de determinar se estão corretos, se tornando a ciência do comportamento e dos processos mentais.
4- Você observou na aula que existem a Psicologia científica e a Psicologia do senso comum. Supondo que seu contato até o momento tenha sido apenas com a Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você e as pessoas com quem convive usem esta Psicologia.
R: Senso comum: mistura e recicla outros saberes mais especializados e os reduz a um tipo de teoria simplificada. Ex.: Comer e não tomar banho logo em seguida; Não comer manga e tomar leite, etc.
5- São os objetos de estudo das ciências psicológicas bem como seus