caso concreto 1 e 2
Filosofia Geral e Jurídica
Caso 1 - A democracia é um regime para retóricos
1. Qual a relação que podemos estabelecer entre os sofistas, a retórica e a democracia, no período socrático? A relação que se pode fazer entre os sofistas, retórica e a democracia no período socrático e que em tal período não existia advogados para defender o cidadão, logo a pratica da retórica pelos sofistas deram o gás propulsor para a democracia, a fim de o cidadão poder ter o acesso a defesa, tal procedimento alicerce da democracia.
Caso 2 - Sócrates, o mestre em busca da verdade
1. Como Sócrates e a sofística compreenderam o conceito de verdade? Há diferenças entre tais concepções? Por quê?
Sim. Logo que havia diferença entre os dois:
* Os Sofistas buscam o sucesso e ensinam as pessoas como consegui-lo; Sócrates busca a verdade e incita seus discípulos a descobri-la.
* Os Sofistas é necessário fazer carreiras, Sócrates quer chegar à verdade, desapegando dos prazeres e dos bens materiais.
* Os Sofistas gabam-se de saberem tudo e fazer tudo; Sócrates tem a convicção de que ninguém pode ser mestre dos outros.
* Para os Sofistas, aprender é coisa passiva e facílima, afirmam isso e tudo por um preço módico.
CASO CONCRETO 01
Filosofia Geral e Jurídica
Caso 1 - Os pilares do pensamento
Sem perceber, perseguimos o que Platão disse há 25 séculos.
1. Qual a importância da Filosofia? Sua importância é despertar em cada um de nós o desejo das indagações, a vontade de respostas ponderáveis que justifiquem nossos atos; uma resposta a cada uma das estranhas perguntas que nos surpreendem. Também, tenta transformar nossa personalidade, onde não vamos mais fazer as coisas porque simplesmente todos a fazem de determinada maneira, mas sim, porque queremos fazer desse jeito. Mostra que nossa opinião é válida e que a opinião dos outros é válida apenas para eles.
2. Como o autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais? Hoje,