Caso concreto 1 Introdução ao Estudo do Direito
Caso concreto 1
Resposta: As afirmativas 1 e 2 são consideradas juízo de valor pois expressam fatos, acontecimentos, promovendo a existência de um fenômeno sem possibilidade de mudanças, pois a vida é do jeito que é, sendo próprios do mundo da natureza. Já as afirmativas 3 e 4 , constituem juízos de valor, carregados de acontecimentos relativos ao dever ser, derivando a base do mundo cultural, tendo significado para o ser humano ligando ao valor que cada um interpreta.
Caso concreto 2
Resposta: (3), (1), (2), (4), (5)
Questão Objetiva : Letras A
Aplicação Prática e Teórica 2
Caso Concreto 1
Respostas:
1) O direito natural é utilizado por Adamastor, pois ele mantêm como concepção de poder sobre seu corpo, sua vida e sua liberdade, carregando o conceito de que o direito natural não depende da existência de qualquer convenção ou positividade (algo escrito), mantendo a ideia de construção de valores independente de serem boas ou más. Carlito contrapõe a opinião de Adamastor, com o conceito de Direito Positivado, que é representada pela lei 9.434/97 que proíbe a comercialização de órgãos pelo doador, ou seja, direito positivado é todo conjunto de normas jurídicas em vigor em um determinado país e numa determinada época.
2) Ao passo que o desenvolvimento da sociedade vai sendo variado em tipos de cultura, valores e moral, há resultados como regras de socialização e convivência naquele meio, gerando grupo de regras não positivadas, e influenciando fortemente mais tarde o direito positivado, pois não obstante busca normas de conduta parar determinado grupo social.
3) O direito natural possui tendência de converter-se em direito positivo.
Caso concreto 2