Caso clínico
Hoje:
Febre, Peso na região supra- púbica, Vontade de urinar seguidamente desde ontem
Dor dolente lombar direita, sem irradiação, que não modifica com posição adotada pelo corpo. A urina é turva e mal-cheirosa há dias. Cansaço e fadiga
Revisão dos sistemas:
Geral: “mal- estar” indefinido.
Gastrointestinal: inapetência (Que não tem vontade de se alimentar) e constipação intestinal crônica.
Gênito-urinário: Usa gel espermicida e diafragma e não tem o hábito de urinar após relações sexuais.
Músculo-esquelético: caminhava durante 1 hora diariamente até anteontem.
Giordano à D + (Grande probabilidade doença renal)
EQU: prot. 1+, Nitritos +, Estearases leucocitárias +, sedimento urinário: 40 leucócitos/c, 4 hemácias/c, bacteriúria abundante.
(Leucócitos- 5 por campo, Hemácias- 3 por campo, Bactérias- ausentes)
A presença de proteínas na urina se chama proteinúria, pode indicar doença renal e deve ser sempre investigada. A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária. Podemos simplificar e dizer que leucócitos na urina significa pus na urina. A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, fita com nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias.
PIELONEFRITE
É a infecção que por penetração de germes atinge um ou dois rins. Geralmente o paciente refere dor na região lombar (abaixo da última costela nas costas), febre alta, calafrios, ardência para urinar, sensação de urina quente e urina mais escura. Náuseas e vômitos acompanham o quadro.
O germe pode atingir o rim pelo sangue ou subindo da uretra para a bexiga e pelo ureter até o rim.
ITU - As mulheres tendem a ter infecções mais frequentes porque sua uretra é mais curta e mais próxima ao ânus que a dos homens. Por causa disso, as mulheres têm maior probabilidade de ter infecções depois da atividade sexual ou ao usar um