Caso clínico: ciatalgia e ultra-som
Trabalho apresentado à Prof.ª Ms. Cláudia Virgínia G. Cavalcante, ministrante da disciplina Biofísica, para fins avaliativos.
Agosto – Jequié (BA)
2011
Caso Clínico: Ciatalgia e Ultra-som
Paciente A.M.J., 22 anos, sexo feminino, foi encaminhada a Clínica de Fisioterapia da UESB com o diagnóstico de ciatalgia, causado por uma hérnia de disco intervertebral lombar, referindo sentir muita dor na perna esquerda e uma grande dificuldade de locomoção. Como tratamento fisioterápico foi indicado à aplicação de ultrassom.
1- Discorra sobre a patologia apresentada pelo paciente.
A ciatalgia, ou dor ciática, é a dor no membro inferior resultante da irritação do nervo isquiático (“ciático”). É geralmente sentida desde a parte posterior da coxa até a parte posterior da panturrilha, e pode se estender até aos quadris e aos pés. Além da dor, o paciente com ciatalgia pode apresentar entorpecimento e dificuldade de movimentação e controle da perna. A ciatalgia é geralmente causada pela compressão da raiz do nervo na espinha lombar, ou pela compressão do próprio nervo ciático. Pode ser classificada em dois tipos: a) "verdadeira ciática", causada pela compressão na raiz do nervo por uma hérnia de disco, engrossando e enlargando e/ou desalinhando a vértebra; b) "pseudo-ciática", causada pela compressão de secções mais periféricas do nervo, geralmente através de tensão de tecido mole no piriforme ou em outro músculo relacionado (BRAZIL,2001).
Outras causas associadas a ciatalgia são os hábitos e posturas não-saudáveis, como ficar um excessivo tempo sentado ou dormir em posição fetal, e infecções e tumores. Também pode ocorrer durante a fase tardia da gravidez, seja como resultado do útero pressionando o nervo ciático, seja secundariamente em decorrência da tensão muscular ou compressão vertebral associados ao peso extra e mudanças de postura (BRAZIL, 2001).
Na dor ciática, o sintoma doloroso se manifesta na