Caso clinico sobre tuberculose
Agente Etiológico : É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Modo de transmissão : A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.
Mecanismos de defesa não específica (Imunidade nata) Impedem a entrada de agentes patogénicos ou destroem-nos quando penetram no organismo. Não são específicos para determinados agentes, tem um acção geral de defesa contra corpos estranhos. Exprimem-se sempre da mesma forma qualquer que seja o agente infeccioso. São alguns dos mecanismos: - Barreiras anatómicas, químicas e bioquímicas: são as primeiras linhas de defesa do organismos, estando em contacto com o meio exterior. . Defesas bioquímicas: enzimas de algumas secreções lágrima, saliva, muco nasal. Secreções das glândulas sudoríparas. Bactérias simbiontes das cavidades intestinal e vaginal. Líquido espermático, secreções vaginais. . Defesas físicas e bioquímicas: muco, revestimento ciliado da traquéia, ácidos do estômago e suas enzimas, pele. - Secreções ácidas e enzimas: ácido clorídrico do estômago e enzimas do suco gástrico. Na traqueia há células secretoras de muco que adere os organismos estranhos e estes são levados para o exterior (movimento vibrátil) ou fagocitados. - Resposta inflamatória : quando os organismos estranhos ultrapassam as barreiras interiores (ex. Corte, golpe de algum instrumento). Nas células do tecido atingido, os basófilos produzem histamina que dilata os vasos sanguíneos e aumentam a sua permeabilidade. Aumenta a quantidade de fluido intersticial, o que provoca um edema na região.