caso clinico EEG
TERESINA-PI
2011
1) Descreva o controle nervoso dos movimentos (incluindo planejamento, a execução e a correção das ações motoras), identificando as estruturas nervosas envolvidas em cada etapa do controle motor e enfatizando a participação dos gânglios da base no controle dos movimentos
PLANEJAMENTO DA AÇÃO MOTORA:
Córtex Cerebral:
Córtex Motor Suplementar: encontra-se ativo durante o planejamento de ações motoras voluntárias.
Córtex Pré-Motor: os neurônios presentes nessa área podem exibir atividade durante a programação de um movimento voluntário.
Córtex Parietal Posterior: recebe informações somatossensoriais, visuais, vestibulares e auditivas das áreas receptoras sensoriais primárias e transmite às áreas motoras do córtex cerebral. A importância dessa região no planejamento dos movimentos é corroborada quando se leva em conta que uma lesão no Córtex Parietal Posterior pode atrapalhar a programação dos movimentos voluntários.
EXECUÇÃO DO MOVIMENTO VOLUNTÁRIO:
Córtex Cerebral:
Córtex Motor Suplementar: encontra-se ativo durante a execução de ações motoras voluntárias complexas. Suas ações são mediadas, parcialmente, por conexões córtico-espinhais diretas e, em outra parte, pelo córtex motor primário. Além disso, pode auxiliar na coordenação da postura.
Córtex Pré-Motor: esta região parece controlar a musculatura axial. Recebe grandes aferências do córtex parietal posterior e suas eferências influenciam, principalmente, o sistema medial das vias descendentes.
Córtex Motor Primário: mais da metade do córtex motor primário está relacionado com o controle das mãos e músculos da fala. Sua parte que se dobra para dentro da fissura longitudinal está relacionada ao controle das pernas e pés.
Gânglios da base: recebem aferência direta do córtex cerebral e influenciam o córtex motor através do tálamo. Possuem importante influência sobre o