Caso cl nico 03
CASO CLÍNICO 03:
Um funcionário da Unigranrio de 27 anos de idade procurou o consultório odontológico se queixando de um estalo na ATM direita durante a abertura de boca. Ele relatou que o ruído articular tinha iniciado dois dias após a remoção dos terceiros molares (sob anestesia geral) que ocorreu há três semanas. Uma dor relativamente leve (3/10) estava associada ao estalo, mas o paciente apresentava função normal. A dor não era agravada pela função da mandíbula.
O estalo único ocorria na ATM direita em uma distância interincisal de 40 mm de abertura. O exame dos músculos e da articulação não revelou qualquer dor ou sensibilidade, exceto quando a abertura de boca atingia o ponto de estalo. Nesse momento ele sentia uma leve dor. Quando ele mordia um abaixador de língua entre os dentes posteriores, eliminava o estalo. No exame oclusal revelou uma dentição saudável, sem ausências ou cáries dentárias.
Havia um desvio de 0,5 mm da linha média para o lado direito que em seguida voltava a posição normal durante o movimento de abertura. A radiografia panorâmica revelou cicatrização normal dos sítios da extração dos terceiros molares e nenhuma outra anormalidade. Radiografias transcranianas da ATM não revelaram anormalidades ósseas ou funcionais. Nenhum outro achado significativo foi encontrado no exame clínico.
PROPOSIÇÕES DO TRABALHO:
1)
2)
3)
4)
Qual a queixa principal do paciente?
Qual o diagnóstico atual do caso apresentado?
Qual(is) o(s) fator(es) que pode(m) ser considerado(s) como perpetuante(s)?
Qual (is) o(s) tratamento(s) indicado para a resolução do caso?