Caso cl nico 01
CASO CLÍNICO 01:
Uma paciente de 52 anos procurou o ambulatório de Dor Orofacial da Universidade com queixa de dor em região fronto-temporal e ângulo de mandíbula bilateral. A dor era de forte intensidade, variando de 7 a 10 na Escala Visual Analógica (EVA 0 a 10), contínua, com períodos de exacerbação, apresentando características de pressão e tensão com início há dois meses. A paciente relatou tratamento com sucesso para controle da dor por enxaqueca, com sumatriptano (medicamento conhecido comercialmente como Imigran. Esse medicamento é indicado para diminuir os sintomas da enxaqueca como a dor de cabeça e o mal-estar. Sua ação é eficaz por que provoca a descompressão dos vasos sanguíneos cerebrais, diminuindo a sensação de dor), há cerca de 4 anos. Naquela época a dor apresentou-se como sendo pulsátil principalmente região fronto-temporal direita, associada à náusea, vômito e fotofobia.
Seguiu o tratamento por um ano, e após o abandono do mesmo passou a apresentar dor diária e cerca de duas crises mais intensas semanais.
Ao exame clínico, constatou-se presença de dor à palpação na musculatura mastigatória e à função mandibular, porém sem limitação da abertura bucal. Os músculos masséteres e temporais direitos e esquerdos apresentavam pontos de gatilho ativos. Ao exame oclusal foram observadas facetas de desgaste em dentes anteriores e posteriores, compatíveis com hábito parafuncional de bruxismo.
PROPOSIÇÕES DO TRABALHO:
1)
2)
3)
4)
Qual a queixa principal do paciente?
Qual o diagnóstico atual do caso apresentado?
Qual(is) o(s) fator(es) que pode(m) ser considerado(s) como perpetuante(s)?
Qual (is) o(s) tratamento(s) indicado para a resolução do caso?