Caso Cesare Battisti e as Consequências Nas Relações Entre Brasil e Itália
1 INTRODUÇÃO
1.1Tema
A pesquisa aborda a relação entre Brasil e Itália desde o caso Cesare Battisti usando a base histórica. As principais datas analisadas serão entre os anos 2008 e 2011, uma vez que foi o período em que o Brasil se envolveu diretamente com o caso. As atitudes de ambos os Estados ao longo dos anos também será requisito fundamental nesta pesquisa, tal como a compreensão do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e a República Italiana e as leis brasileiras com relação à refugio político.
1.2 Problema
O caso Cesare Battisti causou um grande mal-estar nas relações entre Brasil e Itália, chegando a gerar ofensas diretas aos políticos brasileiros e até mesmo a convocação do embaixador italiano em Roma, postura que, na diplomacia, sinaliza um momento de tensão entre dois países.
A pesar da declaração do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que afirmou que Brasil e Itália são ligados por uma “amizade antiga e sólida”, ainda há uma tensão entre ambos os países, o que faz com que sempre haja uma expectativa com relação às atitudes do governo italiano. Em 03 de maio de 2014, o atual embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta fez a seguinte afirmação “Quero ressaltar que a Itália não aceitou e ainda não aceita o que aconteceu no caso Cesare Battisti. Não aceita que ele agora possa ser um homem livre aqui no Brasil. É claro que não gostamos disso”. Dadas estas circunstancias, ainda há a possibilidade de um forte impasse político/diplomático entre Brasil e Itália?
1.3 Hipótese
A Itália é um país diplomático e que valoriza suas alianças, por conta disso, há a possibilidade de não permitir que o impasse no caso Cesare Battisti venha a tomar proporções que afetem uma aliança sólida e necessária com o Brasil. Por outro lado, ao mesmo tempo em que há governantes e diplomatas preocupados com a solidificação dessa relação, há