Caso cbc
O sistema organizacional no início, como já foi citado, era dividido entre os 2 sócios de início que seria Cláudio o responsável por toda a burocracia e administração da empresa e Marcel o responsável pelas tarefas cotidianas e pela operação. Desde o começo, Cláudio, por cuidar de toda a parte administrativa e burocrática da empresa, tomava todas as decisões nesse aspecto sozinho. Marcel, por sua vez, ficava totalmente ocupado com a parte tecnológica da empresa. Ambos não se envolviam na parte do outro. Cláudio tinha uma personalidade mais forte, autoconfiante e dominadora. Repassava as decisões para Marcel que, por não querer se intrometer e ter pavor a tudo que se relacionava à parte do sócio acatava e apenas reproduzia às informações e executava às ordens que lhe eram atribuídas. Não se imaginava assumindo o cargo de Cláudio nem tendo de administrar situações no âmbito gerencial.
Em pouco tempo, a empresa contava com uma média de 500 funcionários. O seu reconhecimento era nacional e, por conta dessa mesma perspectiva, nomearam seus funcionários mais fiéis para cargos de diretoria. Funcionários com conhecimentos diversos, em cargos diretamente ligados às suas áreas, sendo Cláudio nomeado Diretor Presidente e Marcel Diretor Superintendente.
Por atuar no mercado de confecções e moda, o planejamento da CBC era de apenas 1 estação do ano (verão) o que corresponde a 1 quadrimestre. No restante do ano, a preocupação da empresa era apenas a atualização de seus modelos e renovação de seus estoques correspondente a próxima estação em vigor. Mesmo sem objetivos e planejamento definidos, a empresa ainda conseguia avançar no mercado de confecções. Tinha respaldo e credibilidade junto aos fornecedores e clientes em geral. Podemos dizer que a CBC apenas se preocupava com os lucros imediatos e com a próxima demanda de novos produtos, nunca nada relacionados com planos emergenciais para casos de queda de vendas, e até mesmo de cuidados