Caso cbc
A Companhia Brasileira de Confecções - CBC foi criada em 1974, com recursos muito limitados, mas rapidamente evoluiu para a produção em série seu negócio é confecção, produção e distribuição de roupas. A CBC trabalha com o sistema de produção por processo contínuo cujas etapas envolvem desde a modelagem, corte, costura, até a passadoria e sua atuação é voltada para os consumidores, lojistas e para o mercado da moda e da alta costura nacional, sua principal razão de existência é manter sempre sua grande produção atendendo a grande demanda do mercado, estando sempre atualizada com o mercado da moda , sempre estando alinhada com as novidades e oferecendo ao seu público peças originais e de qualidade, para desta forma se mantivesse entre as principais confecções do ramo no país.
Com grande credibilidade perante seus fornecedores, instituições financeiras e clientes: lojistas e consumidores, a CBC assumiu a posição de ser uma das maiores indústrias de confecções do país cujos produtos poderiam ser encontrados por todo o território nacional. Em meio a esse contexto, a Companhia Brasileira de Confecções se transforma em Sociedade Anônima. Ao optar por este tipo societário, o capital social da CBC foi dividido em ações, o que permitiu que alguns funcionários de destaque dentro da empresa fossem promovidos e ocupassem cargos de diretoria além de possibilitar sua participação no capital da empresa como pequenos acionistas.
O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC
O nível institucional da empresa, responsável pela realização do planejamento estratégico, era composto da presidência que cabia a Cláudio. Marcel assumiu o cargo de diretor superintendente. Esse tipo de planejamento envolve a empresa como um todo e é projetado para longo prazo possuindo conteúdo genérico e sintético.
A CBC era completamente dedicada à indústria, adquirindo novo maquinário, atualizava-se através do estudo dos processos e operações. Seu