Caso cbc
Em 1974, Sr Claudio Barros trabalhava em uma loja como gerente e demitiu-se para montar uma sociedade com Sr Marcel, um imigrante francês, que trazia vasta experiência da indústria parisiense confecções, este conhece toda a área da indústria de confecções desde a modelagem, corte, costura até a passadoria.
Com essa fusão nasceu uma pequena empresa de confecção, tão logo evoluiu e se transformou em uma grande confecção de produção em serie.
O mercado em que exploravam foi crescendo, sua clientela cada dia aumentava, sua produção a cada dia ficava mais difícil o domínio da empresa nas mãos só de dois donos, em 1978 a pequena empresa transformou-se em sociedade anônima, denominada de CBC - Companhia Brasileira de Confecção, a qual vou apresentar a seguir;
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC
O sistema organizacional era composto por dois sócios, Sr Marcel que atuava nas áreas de produção e operação e Sr Claudio responsável pela área comercial e administrativa.
Sr Claudio era uma pessoa determinada, quando necessário tomava qualquer decisão e repassava para Sr Marcel para as mesmas fossem cumpridas.
Já Sr Marcel tinha pavor a área administrativa, as decisões tomadas pelo seu sócio nunca eram contestadas, ao contrário ele sempre acatava tudo que ele decidisse.
Como a empresa crescia a cada dia, se fez necessário amplia o quadro de diretores da empresa e com isso foram indicados alguns funcionários antigos que demonstravam confiança, estes foram designados para fazerem parte da diretoria da CBC.
A empresa sempre se planeja apenas para uma estação do ano que correspondia há um quadrimestre, exatamente por atuar no mercado de confecções e moda.
Toda vez que mudava a estação do ano, seus modelos e estoques eram atualizados de acordo com a estação atual, mesmo sem planejamento a CBC conseguia crescer no mercado de confecção.
Como a CBC trabalhava visando sempre o presente, todas as metas e objetivos eram verificados num período aproximadamente