Caso Beleza Natural Crescimento E Franquia Versao Aluno
Beleza Natural: Crescendo na Base da
Pirâmide
Beleza Natural: Growing in the Bottom of the Pyramid
Maribel Carvalho Suarez *
Doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
Professora colaboradora do COPPEAD/UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
Letícia Moreira Casotti
Doutora em Engenharia de Produção pela UFRJ.
Professora do COPPEAD/UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
Victor Manoel Cunha de Almeida
Doutor em Administração pelo COPPEAD/UFRJ.
Professor Adjunto do COPPEAD/UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
*Endereço: Instituto COPPEAD de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro,
Rua Pascoal Lemme, 355, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ, 21941-918. E-mail: maribels@coppead.ufrj.br RAC, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 555-574, Abr./Jun. 2008
555
I N T ROD U Ç Ă O
Rio de Janeiro, segunda-feira, 7h da manhã. As duas sócias e fundadoras do salão Beleza Natural visitavam juntas a filial do Shopping Tijuca, empreendimento localizado na zona norte da cidade. A empresa que se iniciara há 14 anos como pequeno negócio nos fundos de um sobrado, agora se tornara uma rede, com seis salões e cerca de 30 mil clientes atendidos todos os meses. Em contraste com a monotonia daquela manhã, uma fila já começava a se formar à espera da abertura do Beleza Natural, uma hora mais tarde. A cena se repetia quase todos os dias e era ainda mais freqüente aos sábados, não apenas nesta filial, mas em todos os salões da rede. Em muitos casos, os clientes podiam esperar mais de seis horas para realizar o Super-Relaxamento, considerado o serviço carro-chefe do salão.
Precisamos crescer para dar conta! desabafou Leila.
Já estamos crescendo bem rápido, Leila. Duplicamos o salão de Caxias, abriremos uma nova filial. Precisamos estar atentas ao atendimento nos salões.
Nesse processo não podemos perder de vista o zelo, inovação, competência e ambiente, valores em que acreditamos desde o nosso início argumentou Zica.
Você está certa. A questão é como