Caso Analise da Decisão
A Applied Research Technologies, ou ART, é uma das gigantes emergentes do mundo da tecnologia. Ela teve seu crescimento baseado em diversas fusões e aquisições de companhias menores do segmento, e em 2006 possuía um portfólio que abrangia 60 unidades de negócio, com receita de aproximadamente 11 bilhões.
A companhia tem uma perspectiva inovadora, buscando sempre incentivar em seus funcionários a criatividade e o fomento de novas ideias. Através disso e de uma postura mais competitiva, a companhia buscou sempre crescer e aumentar sua presença global.
No segmento de filtração, a empresa levava como seu carro-chefe equipamentos de filtração de água na indústria de extração de petróleo, onde seu uso era para a reciclagem da água. Porém, a empresa encarava dificuldades para concorrer com os produtos chineses, o que estava levando ela a um prejuízo anual de US$ 6 milhões nesta divisão. O objetivo da empresa nesta célula era estudar a viabilidade de se insistir neste produto, revendo sua abordagem no mercado, ou desistir dele para evitar um maior desgaste da imagem da ART, além dos prejuízos financeiros.
A empresa possuía algumas alternativas neste empreendimento, dentre eles relançar o produto, com uma nova roupagem, não mais voltada ao uso industrial, porém com muitos riscos, já que foi um produto mal sucedido por duas tentativas, e uma nova poderia prejudicar ainda mais a imagem da empresa, sem contar os diversos gastos a mais para se executar esta nova tentativa.
Além disto, a empresa poderia simplesmente buscar reformular a área, não insistindo no produto e procurando novas portas no mercado. Essa alternativa pode ser vista como ainda mais arriscada, já que o desenvolvimento de um novo produto, ou do que a área fosse fazer, traria enormes gastos de P&D e de marketing, mas não traria consigo a estigma das tentativas falhas de um produto que não se encaixou no mercado. Produzir seguindo novas diretrizes, como liderança de custos, ou preços baixos, também é