caso Ana
As diferentes situações e desafios que se apresentam no processo de organização de uma rede de serviços de saúde serão trabalhados ao longo desse estudo.
Vamos, então, conhecer o caso de Ana, uma mulher de 53 anos que se descobre com câncer de mama, acompanhando seu percurso no sistema de saúde, assim como os limites dos serviços e do gestor local para atender as demandas da população.
Antes de iniciar o estudo do caso de Ana, convidamos você a fazer um exercício de reflexão. Procure lembrar-se de suas experiências como aluno em estágio.
Escolha uma experiência, a que mais fez você refletir sobre a organização do sistema de saúde na sua região. Pode ser uma situação de dificuldade para a realização de uma cirurgia de emergência ou a necessidade de um leito para recém-nascido; talvez uma barreira de acesso em alguma unidade, a dificuldade na interação com outros municípios.Tente lembrar com detalhes dessa experiência, o que ocorreu, como ocorreu, o que você viu, ouviu e aprendeu com tudo isso, e o que sentiu ao final de toda a história. Busque lembrar suas expectativas, como imaginava que poderia transcorrer a solução da situação. Lembre-se dos profissionais, de como resolveram as questões, de como o gestor se posicionou frente ao caso.
Para refletir
Que aspectos devem ser considerados na organização de um sistema de saúde? Identifique em sua região/localidade quais são os principais desafios que se apresentam para a organização do sistema de saúde.
Anote suas reflexões
A porta de entrada do sistema é a Atenção Primaria (PSF/CMS/CF), essas tem horários de funcionamento de segunda a sexta, com equipe a Saúde da Família. Mas no meu pensar esses horários não são flexíveis as Famílias que utizam, porque os mesmos as vezes tem que faltar ao serviço, e chegar muito cedo pra conseguir uma consulta. Por isso particularmente eu acho que poderia prorrogar os dias e os horários de funcionamento.
Conhecendo melhor o caso de Ana
Ana é uma