Caso Amazon
Departamento de ciências Empresariais
Licenciatura em gestão de empresas
Estudo sobre o caso:
Trabalho apresentado na disciplina de: Planeamento estratégico
Docente: Dr. Eduardo Brou
Alunos:
David Silva - 14680
José Júnior – 11837
Epifânia Sanca- 17188
Índice
Sumário
Introdução: 2
Os 5P’s da estratégia: 3
Plano: 3
Padrão: 3
Posição: 3
Perspetiva: 4
Analise interna: 4
Analise Externa: 5
Modelo de PEST 5
Analise Envolvente Externa: 5
Modelo das 5 Forças (Porter) 6
VRIO: 7
Competências Nucleares: 7
Análise SWOT: 8
Analise interna: 8
Cadeia de valor: 9
Estrutura da Organização 9
Conclusão: 10
Bibliografia: 11
Introdução:
Amazon.com é uma empresa Norte Americana criada em 1995 por Jeff Bezos, com a intenção de ser a maior livraria On-line a nível mundial.
Inicialmente era só para ser uma livraria, mas com o passar do tempo foi-se apercebendo que seria mais viável não só a venda de livros mais também outros tipos de produtos. A empresa está em constante inovação, lançando vários web sites de pesquisa rápida para facilitar o acesso dos seus clientes os produtos e a sua compra, criando uma ferramenta inovadores que foi chamada de “um clique!”. Passou a ser uma marca muito conhecida devido a sua política (estratégia), que era baseada no longo prazo, na satisfação dos clientes a baixo custo na inovação, publicidade, explanação e nas parcerias, levando assim a uma grande aceitação do público.
Desde a sua criação até 2000 a empresa não obteve quase nenhum lucro devido a sua politica, os acionistas começaram a questionar se havia um negocio real, e com o rebentamento da Bolha tecnológica em 2002, as ações da empresa perdeu valor mas mesmo assim não se desfiavam da sua politica podendo ser arriscada, mas que deu sempre resultados mesmo com alguns encerramentos de alguns armazéns, mas teve sempre um bom retorno, pois hoje é uma empresa mundialmente bem reconhecida.