Caso administrativo Ache
Sistemas de Informação
Administração Estratégica
Caso Aché
1) A integração para trás foi a melhor alternativa para o laboratório Aché? Quais aspectos tiveram de ser analisados para que a Aché tomasse tal decisão em vez de procurar obter os fármacos no mercado?
Foi, pois devido o fato da indústria farmacêutica agregar maior valor em P&D, a integração pra trás nesse caso é uma boa alternativa. Preço dos fármacos, custos de pesquisa, fatores de risco (Chances do investimento se perdido por resultados insatisfatórios), e rentabilidade.
2) Na sua opinião, por que o Aché só realizou essa integração para trás em seu segmento de fitoterápicos?
Com a diversidade da flora brasileira e pelo fato dos nativos já usarem nossa flora medicinalmente, não se torna tão custoso a pesquisa nesse segmento pois não necessita a criação de novo composto e sim na identificação do mesmo e sendo uma empresa nacional deve ter vantagens ou subsídios do governo para pesquisas em nossa flora, desenvolvendo assim novos produtos com custo de desenvolvimento baixo em relação a compostos sintéticos.
3) Para o laboratório Aché, que desafios internos e externos resultaram dessa integração?
Com a integração de um novo segmento com características específicas, o Aché provavelmente teve desafios internos quanto a cultura e gestão desse segmento do mercado que foi integrado a sua estrutura. E os desafios externos foram de divulgação e aceitação do publico aos novos produtos fitoterápicos desenvolvidos pela Aché.