Caso adidas
CASO ADIDAS
SITUAÇÃO ATUAL
Atualmente, a Adidas é a segunda maior empresa de equipamentos esportivos do mundo, atrás de sua maior rival, a americana Nike. Na Europa, inversamente, a Adidas é líder de mercado, e a Nike é a segunda colocada. No entanto, é a maior distribuidora de equipamentos esportivos para o futebol, apesar dos grandes investimentos que a Nike tem feito desde que entrou neste mercado, na última década.
A empresa distribui os uniformes das principais seleções do mundo, como a Alemanha, Argentina, e Espanha, atual campeã mundial, além de distribuir boa parte dos vestuários dos árbitros, chuteiras e bolas.
Ainda no futebol, a empresa patrocina a FIFA e a UEFA, e fornece material para grandes clubes do Mundo, na Europa para clubes como o Benfica (Portugal), o A.C. Milan (Itália), Real Madrid (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Chelsea e Liverpool (ambos da Inglaterra), e na América do Sul, para grandes clubes como o argentino River Plate e para os clubes brasileiros Fluminense, Palmeiras e Red Bull Brasil.
Também fornece os materiais utilizados nas Copas do Mundo da FIFA, tais como bolas (das quais é fornecedora desde a Copa do Mundo FIFA de 1970), coletes de treinamento e uniformes dos árbitros. Um dos recentes lançamentos da Adidas foi a Jabulani, bola oficial produzida para a Copa do Mundo FIFA 2010. A marca Adidas patrocina o melhor jogador do mundo,Lionel Messi.
CONCORRENTES
Os principais concorrentes da Adidas são Puma e Nike. A marca Reebok faz parte da empresa desde 2005.
NIKE
A Nike apareceu pela primeira vez em eventos competitivos no ano de 1972, nas provas de classificação olímpicas realizadas no Oregon. E foi nesse mesmo ano que o Canadá se tornou o primeiro país estrangeiro a importar os seus produtos. Todavia, a grande expansão da marca em territórios internacionais viria a ter início no ano de 1978, com a sua entrada no mercado sul-americano e continente europeu.
Em 1982, a