caso 6
Questão discursiva:
Torcedor corintiano confessa ter disparado sinalizador
São Paulo - O torcedor corintiano H.A.M., de 17 anos, confessou neste domingo ter sido o autor do disparodo sinalizador que provocou a morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada na última quarta-feira, durante o jogo entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia.? (O Estado de SãoPaulo , 24/02/2013)
A violência juvenil é um fenômeno mundial que preocupa as autoridades responsáveis. Observando o caso acima e outros similares e considerando a teoria de ÈmileDurkheim, como podemos analisar a relação indivíduo/sociedade?
Segundo Durkeim, a sociedade prevalece sobre os indivíduos, dispondo de certas regras, costumes e leis que assegurem suaperpetuação. Essas normas, leis e regras, independem do indivíduo, e pairam acima de todos uma consciência coletiva, que dá o sentido de integração entre os membros da sociedade, ou seja, asociedade exerce uma coerção sobre os indivíduos, seja por sanções jurídicas, legais ou mesmo através da censura, do riso, etc tal coerção adverte todos os indivíduos, no sentido decompreender que toda essas normas de condutas e regras morais, estão acima de qualquer um. A Sociedade, portanto, é algo exterior aos indivíduos que impõem e que coage.
Questão de múltipla escolha:
Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia: os fatos sociais. Durkheim distingue 3 características dos fatos sociais, a primeira delas é a coerção social. O grau de coerção dos fatos social se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser:
A) Legais ou espontâneas.
B) Legais ou ilegais.
C) Espontâneas ou ensaiadas.
D) Legais ou especiais.
E) Espontâneas ou individuais. correta