Caso 1
R: O homem é um ser social porque ainda não aprendeu a viver sozinho Somos sociais não apenas porque dependemos de outros para viver, mas porque os outros influenciam na maneira como convivemos conosco mesmos e com aquilo que fazemos. Analisando o caso do menino Victor, acredito que uma criança, sem nenhum conhecimento, se isolada, vai acentuar suas características naturais. Agirá por instintos para suprir suas necessidades básicas e desenvolverá seu raciocínio de acordo com o ambiente em que vive. No caso de Victor, ele desenvolveu a audição somente para os sons que lhe eram necessários, para sua alimentação e defesa, o mesmo para os outros sentidos, sendo o menos importante o paladar, pois o mesmo agia como um animal. Considerando ainda, o fato de que a criança, em fase de aprendizado, não tendo um ser semelhante para ensiná-la, aprenderá com o que ver, até mesmo com outros animais para se sair bem em sua sobrevivência.
Acredito sim que ele possa ser domesticado, adestrado, apresentando até evoluções notáveis, como vemos alguns animais que se destacam, mas não creio que..
Questão discursiva: Leia a letra da música “Comida”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito e responda as questões propostas: Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comida A gente quer comida Diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída Para qualquer parte... A gente não quer só comida A gente quer bebida Diversão, balé A gente não quer só comida A gente quer a vida Como a vida quer... Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comer A gente quer comer E quer fazer amor A gente não quer só comer A gente quer prazer Prá aliviar a dor... A gente não quer Só dinheiro A gente quer dinheiro E felicidade A gente não quer Só dinheiro A gente