Cases de sustentabilidade
1. Ypê
A Química Amparo, Ypê anda reforçando em suas campanhas o respeito ao meio ambiente. Em parceria com o Programa Florestas do Futuro (um programa de restauração florestal), da ONG SOS Mata atlântica, foi criada a ação Floresta Ypê, onde o objetivo da empresa é a plantação de árvores nativas do bioma para diminuir o impacto gerado pela a sua produção, totalizando 350 mil árvores plantadas de 2007 a 2010.
A empresa criou um sistema moderno para o tratamento de Efluentes produzidos, ou seja, em algumas de suas indústrias a água derivada dos processos produtivos passa por um tratamento para então pode ser reutilizada nos processos internos.
A Ypê também optou por uma linha de produtos biodegradáveis, em que todo resíduo gerado por estes é eliminado no sistema de esgoto e conduzido a rios e lagos sem nenhum impacto ambiental.
2. Pão de Açúcar
O grupo pão de açúcar está comprometido com a sustentabilidade, a partir disso criaram projetos para retratar o seu envolvimento socio-ambiental. Desde 2004 o grupo vem trocando os equipamentos de seus estabelecimentos por outros que consomem menos energia, issso lhe redeu o Prêmio Top Ambiental de Eficiência Energética de 2007. Foi a primeira empresa de varejo a aforecer estações de recilagem, junto com a Unilever, colocando caixas em seus supermercados para os consumidores despejarem as embalagens indesejáveis. Lojas verdes foram criadas, com a eliminação de sacolas plásticas e venda de sacolas recicláveis de lixo, venda de produtos orgânicos, naturais e esustentáveis, 100% da energia utilizada vem de fontes renováveis na redução de 34 mil toneladas de gás carbônico ao ano, suas lojas foram feitas com pinturas ecológicas, para aquecer a àgua da loja não é necessário energia, usa-se a captação de energia solar. Desde 2010, o pão de açúcar lançou o