Case
ESTUDO DE CASO
EM UMA FÁBRICA DE AMORTECEDORES NA BUSCA DA ELIMINAÇÃO DO DEFEITO
STUDY OF CASE IN A SHOCK ABSORBER FACTORY WITH THE PURPOSE OF
ELIMINATING A DEFECT
MARCELO GUELBERT
Mestrando em Engenharia de Produção/ UFRGS
RESUMO
A busca constante das empresas pela garantia da qualidade inspirou este trabalho, no qual um estudo de caso foi realizado em uma indústria de amortecedores automotivos. Utilizando-se conceitos do sistema Toyota de Produção, como as sete perdas, é elaborado um método para a escolha do mecanismo apropriado para a conquista do zero defeito em uma máquina pertencente ao processo produtivo.
Palavras-chave: Sistema Toyota de Produção; Poka-Yoke
1. Introdução
Este artigo tem como estudo a elaboração de um modelo para avaliar alternativas de mecanismos para eliminar o defeito numa máquina, em um ambiente que exibe alta demanda de qualidade, em uma indústria fabricante de amortecedores, sendo os clientes montadoras automobilísticas situadas na área metropolitana de Curitiba.
Líder mundial no segmento em que atua a empresa é uma associação entre uma indústria espanhola e uma sediada no Japão. Muitas técnicas do Kaisen já são utilizadas em seu parque fabril, a filosofia de melhoria contínua está enraizada nessa organização possibilitando sempre novas técnicas e adaptações em suas máquinas, tendo sempre em mente a satisfação dos clientes.
2. Em busca do zero defeito
O controle de qualidade zero defeito (CQZD), segundo Cabral (1998), surgiu em 1962, nos Estados Unidos, e foi posteriormente melhorado pelos japoneses, que o tornaram um método racional e científico, capaz de eliminar a ocorrência de defeitos através da identificação das causas.
Basta um defeito para tornar o produto defeituoso, Mayer (1992) salienta a importância de não confundir defeito com defeituoso. Defeituoso é o artigo que não consegue alcançar os requisitos da especificação. Cada artigo defeituoso, entretanto, pode ter um ou mais defeitos.
O