CASE
A empresa – Histórica
Iniciada em 1987 por dois irmãos, Márcio e Marcelo que sempre desejaram trabalhar no ramo alimentício e viram na época uma grande oportunidade no segmento de padarias. Foi ai que foi iniciada a Panificadora Menezes, localizada em Taguatinga, 4 anos depois abriu-se uma nova Panificadora, agora na cidade de Candangolândia.
O tempo foi passando e no ano de 1999 a primeira padaria inaugurada é fechada, devido uma série de assaltos na região. Nesse momento os irmãos começaram a juntar mais dinheiro para poder investir em outra panificadora num futuro, algo que veio a concretizar-se em 2004 quando dois outros irmãos se juntaram a sociedade, Marcos e Geovani, o primeiro sócio e o segundo apenas como gerente, sem contar com uma porcentagem da empresa.
A nova padaria, também na Candangolândia, passou por uma série de reformas já com as portas abertas, o que não atraia muito os clientes pelo ambiente de construção. Ficou totalmente reformada em meados de 2005 e consolidou-se do outro lado da cidade, desta forma as duas padarias atendiam uma cidade pequena do DF, mas praticamente não havia concorrência.
Em 2007, o sócio da segunda padaria vende a sua parte por problemas pessoais, assim os dois primeiros ficam novamente com metade do negócio cada um. Em 2008 vislumbram uma oportunidade de abrir um café em um centro empresarial da região central de Brasília, foi ai que abriram o Café XXI, localizado no centro empresarial Brasil XXI.
No ano de 2009 a farmácia que havia ao lado da primeira padaria faliu, e como o espaço era alugado e já havia uma empresa de fast-food procurando o proprietário para aluga-lo os sócios puderam se antecipar e abrir uma farmácia, no mesmo lugar onde outra havia acabado de falir. A estratégia foi de permanecer com todos os funcionários do local e promover um deles a gerência. Deu certo, a drogaria aos poucos foi conquistando os clientes e em 1 ano e 6 meses a empresa consegue atingir um faturamento