Case Xerox FIA
Professor Helio Biaggi
Turma Berrini 6 – Gestao de Negocios
Alunos:
Bruna Bertoni
Gisele Fernandes
Roberta Birreto
Gauco Tamirez
CASE XEROX
A Xerox é uma empresa que valoriza a inteligência competitiva. Desde a decada de 1970 a Xerox investe nessa disciplina e tem observado grandes vantagens em seus negócios capacitando os lideres e funcionários com informações importantes e diferenciadas para tomadas de decisões prudentes.
Porem a decisão de adotar esse processo foi devido a duras consequências. Como a Xerox era líder, não se atentava a entrada de novos concorrentes e levou um grande susto com a ascensão de outras companias. Ou seja, o processo de Inteligência competitiva foi implementado as pressas para garantir a sobrevivência da empresa.
A adoção desse processo, mesmo de maneira corretiva, trouxe muitos benefícios à Xerox, que continua investindo nisso e tem colhido muitos bons frutos no mercado com a implementação de diversas ações.
Um dos exemplos foi a implementação dos processos de garantia de qualidade, resultante de uma pesquisa de mercado que apontou a necessidade de oferecer uma garantia de substituição dos aparelhos. Foi a decisão de ouvir os clientes com informações de mercado confiáveis e bem trabalhadas ao invés de levantar hipóteses dentro das paredes do escritório.
A Inteligência competitiva da Xerox possui três níveis: Global, Nacional e Local. Cada informação é processada e analisada na sua esfera e depois aplicada ao mercado respectivo
O cliclo da IC (Inteligência Competitiva) é feito de 4 fases: Coleta, Organização, Análise e Ação. Esses times percorrem todas as instancias de informações e juntam em grandes laboratórios de IC de onde saem milhares de informações importantes que nunca poderiam ser encontradas sem a compilação de tudo. As vezes a informação necessária precisa ser