Case seiko
Inicialmente o relógio de parede, bolso ou de pulso era um instrumento necessário para que as pessoas pudessem controlar e gerenciar seu tempo. Como o advento da tecnologia vários instrumentos possuem relógio alem de suas funções básicas, como, por exemplo, os computadores, celulares, eletrodomésticos, etc. Desta maneira o relógio tradicional deixou de ser um objeto necessário e passou a ser considerado um objeto de decoração como os relógios de parede e um acessório como os relógios de pulso que podem somente completar um visual como também oferecer status para aqueles que possuem peças exclusivas e caríssimas.
Inicialmente os relógios eram mecânicos compostos por mais de 100 peças e sua precisão variava de acordo com a qualidade de cada peça. No final dos anos 50 impulsionados por uma revolução tecnológica a indústria de relógios começou a produzir relógios alimentados por bateria, iniciava assim a era da tecnologia de quartzo que oferecia maior precisão na marcação do tempo.
2.Como o mercado de relógios pode ser segmentado?
Segmentação de mercados consumidores:
Segmentação Geográfica (região do mundo ou país):
Os fabricantes de relógio buscam desenvolver sua marca em grandes mercados consumidores como, por exemplo, os Estados Unidos. O case descreve a difícil busca da Seiko pela aceitação da marca no mercado americano
Segmentação Demográfica:
Os fabricantes de relógio desenvolvem modelos direcionados para diferentes grupos consumidores com base nas variáveis: Idade, sexo, renda. Existem modelos para crianças, jovens e adultos, modelos femininos e masculinos, modelos de baixo e alto custo.
Segmentação Psicográfica: classe social
As empresas buscam também satisfazer as diferentes classes sociais. Desde produção em massa de produtos de qualidade inferior para atender a população de classe baixa até a fabricação poucas peças de modelos exclusivos, as vezes