case negocia o prestadora de servi os
A empresa de prestação de serviços de limpeza da Sra. D. Amélia Costa tem evoluído acima das expectativas. Com apenas seis meses de atividade já tem um bom leque de clientes e praticamente conseguiu recuperar o investimento inicial realizado.
Um dos principais clientes da Sra. D. Amélia Costa é a empresa do Sr. Brás Pimentel. Todos os dias tem lá uma empregada em horário integral e semanalmente outra passa lá meio-dia para ajudar nas limpezas mais profundas. Como tal, o Sr. Brás Pimentel representa uma fonte de faturamento importante e constante, o que dá à empresária algum descanso.
As condições foram acordadas com o Sr. Brás Pimentel há cerca de três meses e só serão renegociadas daqui a meio ano.
Porém, o cliente pediu à Sra. D. Amélia Costa que está se dirigisse ao seu escritório, porque tinha recebido uma proposta de um concorrente “muito mais barata e melhor”.
Logo a empresária se dirige à empresa do Sr. Brás Pimentel, disposta a não perder tão valioso cliente. Não estava à espera de renegociar tão cedo e está um pouco frustrada, porque o acordo inicial previa renegociações apenas para daqui a meio ano…
Ao chegar à empresa do Sr. Brás Pimentel a empresária recebe o acolhimento que já estava à espera: o cliente não é um homem suave nem de rodeios, pelo que desde logo a confronta com a proposta da concorrência, chegando mesmo a verbalizar a ideia que a Sra. D. Amélia Costa lhe estava a cobrar excessivamente, abusando da boa vontade do cliente!
Este processo não vai ser nada simples…
Como você se prepararia para essa negociação se fosse a Sra. D. Amélia Costa?
Solução para o Cenário
Para lidar com uma situação como a apresentada, a Sra. D. Amélia Costa poderá:
Preparar o valor mínimo e identificar todas as variáveis relevantes: qual o valor mínimo em termos de preço que a empresária pode aceitar? E frequência de visitas das empregadas da limpeza? Que outras variáveis poderá a Sra. D. Amélia Costa utilizar na negociação (por