Case Mc Donald's
1- Tendências do ambiente externo
O mercado de refeições segue a tendência de segmentação e especialização, assim como acontece com outros ramos da economia. Há bares, restaurantes, lanchonetes, cadeias de fast-food, cafés, padarias, atendendo todo tipo de preferência, mas seus maiores concorrentes ainda são as redes de hambúrgueres como, por exemplo, Bob’s, Burger King. Desde o tipo da comida, como vegetariana, massas, lanches naturais, drive-thru, atendimento 24 horas e também formas variadas de pagamento. Entre todos os aspectos, dois deles é base para todo esse mercado e os demais segmentos: tempo e preço já são os grandes marcos da tradição do McDonald’s, sua conhecida agilidade em encontrar soluções para problemas difíceis.
Cada vez mais consumidores são movidos pela busca constante de melhorar a saúde, aspecto físico e qualidade de vida, portanto a alimentação mais saudável e natural acaba se encaixando perfeitamente nessa tendência.
O McDonald’s tem como missão “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável."
Em todos os lugares onde existem franquias da rede, eles buscam respeitar os costumes de cada país, como por exemplo, lugares que não é consumido a carne bovina ou respeitando as religiões locais, assim se tornando uma rede mais flexível as tendências mundiais buscando sempre uma solução para poder continuar no mercado local com a total satisfação dos clientes e atingindo as metas impostas pela “corporação-mãe”.
Dentro do estudo do ambiente externo, possibilita à organização ter conhecimento das forças e fraquezas que impulsionam a sua atualização perante o mercado.
2- Identificar as oportunidades e ameaças
Ameaças:
O McDonald’s precisou enfrentar críticas quanto ao conteúdo de gordura em seu cardápio.
Concorrência com lojas do mesmo segmento no mesmo ambiente como, por exemplo, as praças de alimentação dos shoppings centers (Burger King).
Aumento do número de lojas com produtos