Case Lean Machine
Professor Paulo
Aluno
Fabrício Santos
Case Lean Machine
“O consumo de cervejas faz parte da cultura do povo brasileiro, constituindo, talvez, o principal ritual social de nossa sociedade. Sentado a mesa, em companhia de sua marca de preferência, o brasileiro, comemora suas conquistas, flerta com o sexo oposto, se confraterniza com seus amigos e debate sobre suas questões centrais.” MARCELO RAMOS Marketing Empresarial
-
1- Quais aspectos do mercado brasileiro deveriam ser analisados no planejamento de ações de marketing promocional antes do lançamento desse produto no Brasil?
O portal CERVESIA afirma que a maioria do público consumidor ainda é o masculino, mas as mulheres representam hoje cerca de 33% do consumo nacional de cerveja. Já segundo a Latin Panel, uma das maiores empresas de pesquisa de consumo da América Latina, a cerveja é a bebida predileta de 29% das mulheres entre 30 e 39 anos. As mulheres com idade entre 40 e 49 anos são responsáveis por 24% do consumo de cerveja no país. Quanto ao tipo preferido da bebida, 79% das consumidoras preferem chopp claro e 21% são fãs do chopp escuro.
Ainda segundo a Latin Panel, as mulheres gastam 6% a mais do que os homens em cervejas tipo Premium, que costumam ser mais caras. A classe C ainda é a maior consumidora de cerveja (39%), enquanto as mulheres das classes AB e CD correspondem a 30% do consumo cada uma. A independência financeira feminina, segundo alguns estudiosos, vem sendo apontada como a causa desse crescimento. Com mais liberdade para gastar o próprio dinheiro, elas vêm se interessando mais pela bebida.
Um estudo realizado pela agência espanhola Efe afirma que o consumo moderado de cerveja após o exercício físico é tão eficaz quanto a água para a hidratação além de associar o exercício a um momento de prazer.