Case IKEA
O dinamismo usado pela empresa para produzir de forma acelerada, demonstrar os seus produtos de forma diferente dos concorrentes, estoques a pronta entrega, maior rapidez para comprar e a agilidade para auxiliar o cliente é um dos pontos positivos da IKEA. O espaço para as crianças brincarem em quanto seus pais negociam é excelente pela organização e pelo ponto de vista consumista, uma vez que, os consumidores têm mais tempo para analisar melhor todos os itens da loja sem que as crianças fiquem chamando a atenção dos pais o que faz sobrar tempo para levar algum produto a mais que não teriam tempo se as mesmas estivessem com os pais. As formas como são disponibilizados o transporte, as amostras dos produtos e as variedades fazem como que a empresa supra as demandas dos clientes. Prosperando pelo conforto e simplicidade no disponibilizados no auto-atendimento dos clientes.
2) Como o projeto de produção da IKEA difere da maior parte das operações de varejo de móveis?
Primeiramente, eles não têm vendedores como à maioria das lojas do ramo, fato que deixa o consumidor livre para olhar os móveis da maneira que ele quiser, sentindo-se mais a vontade. Caso surja alguma dúvida, ela pode ser sanada nos pontos de atendimento na loja. Planejamento das “perguntas duvidas” possíveis, sanando-as fazem com que o auto-atendimento aconteça para os clientes da forma mais ágil e organizada possível. A produção é mais ágil, pois não precisa de montagem dos moveis, o que reduz o tempo de finalização do produto podendo-se produzir mais com custos menores.
3) Quais você considera ser os maiores problemas em administrar operações como a IKEA?
O principal desafio é controlar uma empresa onde não se tem tanto contato direto com o cliente, algo que nas teorias aplicadas ao marketing atual são fundamentais. Isso obriga a empresa a estudar o seu cliente de forma diferente, para que possa acompanhar as tendências de