CASE FIAT S A
Professor: Paulo Renato
Turma: RESITEC131151
Componentes:
Ana Cristina
Bianca Alencar
Glauber Araujo
Marcus Vinícius
Waldyr Campos
CASE : FIAT S.A
1ª) Qual (ais) objetivos a FIAT tem em “cruzar” operações produtivas, ou seja, os automóveis produzidos no Brasil atendem o mercado Europeu e os automóveis produzidos na Argentina, alimentam a América latina como um todo?
2ª) Mesmo com o governo brasileiro mantendo o IPI “baixo” para automóveis 0km, as vendas caíram substancialmente. Quais soluções você proporia ao mercado para atenuar o problema supramencionado?
1ª Resposta :
INTRODUÇÃO
Entendemos que seria a utilização dos conceitos de gestão de cadeias de suprimentos em que uma rede global de todas as empresas que participam das etapas de formação e comercialização de um determinado produto ou serviço que será entregue a um cliente final. Essas empresas podem ser diversos tipos. Desempenhando diferentes responsabilidades da cadeia, desde que a extração de um minério ou a manufatura de um componente até uma prestação de um serviço logístico ou de vendas.
Dependendo do seu produto a companhia pode participar de diferentes cadeias, e JUSTIN TIME que é o abastecimento de produtos na hora certa e na quantidade solicitada, assim reduzimos os custos.
CONCLUSÃO
Segundo Voss, o JUSTIN TIME é uma abordagem disciplinada que visa aprimorar a produtividade global e eliminar desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim, com o fornecimento apenas da quantidade necessária de componentes, na qualidade necessária de componentes, na qualidade correta, no momento e locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos. Com isso, entendemos que podemos produzir com qualidade com custos menores, atendendo as configurações dos veículos para o mercado Europeu, inclusive utilizando matéria prima e componente da Argentina, com o custo mais baixo que o nosso e com a mesma