Case dell
1-)
Analisando as considerações gerais feitas sobre a empresa Dell, fabricante mundial de hardwares, pode-se observar alguns pontos positivos e negativos quanto a comunicação empresarial.
Primeiramente vale ressaltar o grande número de funcionários envolvidos na área de comunicação empresarial da Dell. A vice-presidente de comunicação da empresa anteriormente trabalhava com grupos bem menores que os 120 funcionários designados para a sua área de atuação.
Além de manter um grande numero de funcionários e formalizar a importância da área de comunicação, Michael Dell, o fundador da empresa, possibilitou que o organograma e as hierarquias não atrapalhassem no processo de comunicação empresarial. Ao manter relações de hierarquias pouco rígidas e passiveis de transito, a comunicação da empresa pode-se tornar extremamente mais rápida e eficiente. Os níveis hierárquicos, portanto, não são barreiras ao processo de trocas de informações. Outro ponto de vantagem é no uso do email como ferramenta quase que exclusiva de comunicação interna. Pelo seu caráter rápido, pratico e enxuto a troca de informações na Dell avançou do telefone para o computador. Isso também auxiliou na redução da necessidade de inúmeras reuniões com objetivos de solucionar problemas pontuais.
Alguns pontos negativos da comunicação empresarial da Dell é a necessidade de estar em contato com inúmeras empresas de relações públicas. Mesmo com seu staff grande na área, a Dell conta com fornecedores de comunicação, os quais representam inúmeras opiniões diferentes quanto a como lidar com diversos públicos.
Outro ponto figura dentro da estratégia empresarial. A comunicação empresarial se diverge as vezes da estratégia ditada pela empresa nos vários países sede. Ou seja, não existe uma certa homogeneidade de discursos nos mercados globais que a empresa atual. Isso dificulta posteriormente a concretização da identidade da empresa, principalmente em épocas de crise como no caso de 2002.