case de sucesso sebrae
Programa ALI – Sebrae/RS
Case Curantur – Maio 2014
Indústria de medicamentos veterinários naturais supera desafios e cresce em mercado em ascensão
Curantur adere ao programa Agentes Locais de Inovação e encontra soluções para problemas inerentes ao desenvolvimento das pequenas empresas
Passo Fundo (RS) – A indústria de medicamentos veterinários Curantur, com sede em Passo Fundo (RS), já nasceu com um conceito inovador. Há apenas quatro anos no mercado, sempre teve como meta trabalhar pela qualidade de vida animal, pela preservação da natureza e por um ambiente livre de elementos contaminantes. Assim, produz medicamentos ecologicamente corretos, com princípios ativos naturais colocados no mercado após vários anos de experiências clínicas. O nome da empresa deriva de uma expressão latina Similia similibus curantur, ou seja, semelhante pelo semelhante se cura. É a natureza curando a natureza.
Entretanto, o crescimento da pequena empresa trouxe consigo desafios e dúvidas sobre como seguir empreendendo sem perder o foco do profissionalismo e da sustentabilidade, como passar de um estágio de produção artesanal para industrial e, principalmente, como manter o mercado atualizado sobre seus produtos e novidades voltados a bovinos, eqüinos, ovinos e caprinos.
As respostas vieram por meio da adesão da Curantur ao programa Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae/RS em parceria com o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O ALI disponibiliza para pequenas empresas do Estado assessoria especializada e gratuita voltada ao desenvolvimento de inovações tecnológicas em produtos e processos nos setores da Indústria, Comércio e Serviços.
“Com o ALI identificamos onde estávamos e onde poderíamos chegar sempre tendo como base o respeito pelo meio ambiente e a produção de alimentos não-contaminados”, destaca o proprietário da empresa, Adriano Echevarne. O programa, conforme ele, foi decisivo no