Case de sucesso da publicidade e propaganda
(Introdução ao Estudo da Publicidade e Propanda)
Case de Sucesso da Publicidade e Propaganda
Criado na década de 70, o Franguinho da Sadia mantém a vivacidade, a simpatia, a velocidade, e os gestos estabanados de um adolescente, desde a sua concepção.
É o Lequetreque, o franguinho mais veloz do Brasil, cheio de bossa que usa óculos de motoqueiro, vive acelerado e encanta gerações de consumidores apresentando as delícias da Sadia em anúncios e filmes na TV.
A história desse simpático e envolvente personagem começou em 1971, meio que por acaso. Naquela época a Sadia fazia suas primeiras incursões com o lançamento de produtos semi-prontos congelados e quebrando o paradigma de que comida congelada não tinha sabor.
O intuito era acompanhar a vida moderna e a mudança no perfil da dona-de-casa. Um dos precursores da nova safra de produtos foi o frango defumado, que não precisava ser temperado pela dona de casa e ia direto para o forno, reduzindo o tempo de preparo. O desafio da comunicação era transmitir em um filme de 30 segundos a idéia de praticidade, rapidez, conveniência, sem ficar apelando para as qualidades do produto.
Em animação a traço, ainda no tempo da TV em preto-e-branco, o primeiro filme com o Franguinho Sadia, mostrava o personagem socorrendo uma dona-de-casa em apuros com o jantar. A empatia com o público foi imediata, o que fez do produto frango defumado Sadia um sucesso de vendas.
Anos depois, o Franguinho Sadia voltou à cena para apresentar novos produtos.
Não demorou muito para o personagem virar Mascote da Sadia e admirado pelas pessoas.
Em 1985, já conhecido do grande público e até confundido com personagens dos desenhos animados, o Mascote da Sadia foi batizado oficialmente, em um concurso aberto promovido pela empresa e vencido por uma consumidora. O nome Lequetreque caía como uma luva para a sua personalidade terna e ao mesmo tempo espevitada. Passada mais de uma década de