CASE DE CONTABILIDADE
Bruna Verma2
Raimundo Nonato Reis3
1. DESCRIÇÃO DO CASO
A Direção de uma Empresa Mineradora sediada na cidade de São Luís com filiais em outras cidades do Estado do Maranhão, pertencente a um Grupo Empresarial com 50 (cinquenta) Filiadas no Brasil, foi notificada por ofício pelo CEO da Holding Controladora no dia 28/02/2015 a apresentar um PLANO DE AÇÃO para os exercícios 2015/2019 a partir de 06/2015, em atendimento ao programa de reestruturação do Grupo em face à conjuntura econômica atual.
O pedido notificado tem como objetivo a projeção dos resultados da Empresas para os proximos cinco anos, com base nos resultados alcançados pela mesma, em média 6% ao ano até 31 de dezembro de 2014, considerando também a conjuntura econômica atual e perspectivas econômicas futuras para o Maranhão, para o Brasil e para o Mundo.
Na notificação foi designado um Diretor da Filiada para acompanhar a execução do Plano de Ação e ser o interlocutor entre a Empresa Filiada e a Direção da Holding. Foi estabelecido também um prazo de 60 dias, contados a partir de 01/03/2015, para a execução e apresentação do Plano.
Dada a urgência do pedido e as complexidades que envolvem a execução do Plano de Ação a Diretoria Local resolveu contratar uma equipe especializada para a elaboração do projeto do Plano de Ação e auxiliar o corpo técnino da Empresa na elaboração do Plano.
Como informação adicional a direção da Holding lista no pedido que a Empresa faturou no ano de 2014 360 milhões de reais alcançando um lucro bruto de 25% e um lucro líquido de 7,5%.
2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
Atualmente as organizações dependem de controles financeiros e informações que lhes permitam alcançar uma maior eficácia nos investimentos, uma avaliação de retorno por meio do gerenciamento financeiro, e estimativa de capacidade de liquidez