Case De Beers
3 Tipos (Gema, Semi-Gema e Brutos). O diamente precisava satisfazer os requisitos mínimos dos critérios para seguir para ser cortado e polido.
2. Como é a cadeia de valor do diamante? Quais são os players da cadeia? O que compram? O que fazem?
Prospecção => Exploração => Seleção => Distribuição => Classificação => Exame => Revenda => Lapidação => Lojas/Fabricantes => Varejo => Consumidor Final
A CSO compra os diamentes BRUTOS e depois vão para seleção e lapidação. Depois dos diamantes serem lapidados serão repassados para os revendedores que por final vendes para os varejustas.
3. Como é a distribuição dos lucros/margens na cadeia? Como a rentabilidade das diversas atividades se distribui na cadeia produtiva?
A De Beers controlava a maior parte de diamantes brutos do mundo desde sua criação. As margens são “distribuidas” nas seguintes etapas da cadeia: Exame (10%), Lapidação (50%) e Varejo (100%).
O diamante é cobrado por perso.
4. O que busca um consumidor final de diamantes? Quais são os atributos deste produto?
Durante a idade média acreditavam que o diamente poderia reatar um casamento desfeito, em batalhas era usado como símbolo de coragem.
O consumidor final, o último da cadeira de valor, busca em um diamente valor agregado (status) em um produto já lapidado e pronto como por exemplo aneis para noivados e casamento, pingentes, colares, brincos e etc.
5. Como é calculado o valor de compra deste produto (diamante bruto)?
O valor de um diamente é calculado seguindo os seguintes atributos: a cor, a pureza, a lapidação e o peso. Existem especialistas para analisar as peças seguindo os quatro atributos antes de colocar a peça à venda.
O diamente precisava satisfazer os requisitos mínimos dos critérios para seguir para ser cortado e polido.
6. Que funções básicas a De Beers/CSO desempenham?
De Beers => Responsável