Case Clima e Tempo
FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA – FAVIP
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
José Fagner Pergentino da Silva Barros
ADM 1001
CASE CLIMATEMPO
CARUARU
2013
CASE CLIMATEMPO
1º) Segundo Carlos Magno, a maior parte do faturamento da Climatempo é proveniente de clientes corporativos, principalmente do setor de agribusiness. Por que, então, a empresa faz questão de estar presente nos principais jornais da TV (como Rede Globo e SBT) e do rádio (rede CBN), que fornecem informações para pessoas físicas?
O perfil dos consumidores vem se modificando ao longo do tempo e a meteorologia vem crescendo em importância. Apesar desse fato, ainda é um setor que tem muito a crescer e se desenvolver. Outro ponto relevante para esse setor é a questão da concorrência, que trabalha com as mesmas informações (mesma origem) fazendo com que se torne mais difícil a conquista e fidelização de clientes. Diante dessas situações e também do fato da Empresa ClimaTempo ser a líder no segmento e ter de se manter como tal, podemos dizer que a participação nos principais jornais da TV e do Rádio foi o canal de distribuição escolhido para atingir uma população com grande potencial de se tornar cliente do negócio. Não podemos esquecer que canais de TV e rádio são instrumentos de comunicação para grandes massas. O que facilita e contribui para a massificação e retenção da marca. Outro ponto relevante dessas mídias é o fato de serem baratas e chegar em locais onde outros instrumentos não tem acesso.
2º) Compare os sites da Climatempo (www.climatempo.com.br), da The Weather Channel (http://br.weather.com) e da Somar (www.somarmeteorologia.com.br) e discuta os pontos fortes e fracos de cada um. É possível deduzir diferenças no posicionamento e na estratégia de cada empresa pelos sites?
Entre as utilizações potenciais da Internet no plano de marketing, o