Case Brastemp Viva
MARKETING
LUCAS SENA RABELO ROCHA
ESTUDO DE CASO: BRASTEM VIVA
Belo Horizonte
Nov/2014
Questão 1 –
Apesar de ter seguido as etapas corretas do desenvolvimento, a Whirlpool agora se encontrava numa situação complicada para sustentar este produto no mercado. Mas será que seria possível ter evitado estes problemas durante o desenvolvimento do projeto?
Seguir as etapas corretamente para o desenvolvimento não é garantia de sucesso para um produto. Apesar das premissas do projeto terem sido respeitadas, o preço do produto foi bem aceito pelo o consumidor, mas não para o revendedor. Talvez porque o lucro deste produto seja o mesmo ou até menor do que um produto mais barato. Sendo assim, o comerciante fica inibido a investir um capital maior em um produto novo, por um lucro semelhante. Prefere arriscar menos e manter os produtos que já estão bem aceitos no mercado. Para evitar estes problemas, poderia ter sido feita uma pesquisa com os revendedores, para medir o quanto estão dispostos a investir na venda de um produto novo e qual sua rentabilidade esperada.
Questão 2 – Quais seriam os cenários e ações que poderiam sustentar este produto em linha, pelo menos para que ele pague os investimentos iniciais que a empresa fez no seu desenvolvimento?
Pode-se fazer maior distribuição do produto, para que os consumidores tenham maior visibilidade, mas principalmente fazer um trabalho de marketing com os revendedores para que eles “comprem” a ideia, assim como fizeram para com os consumidores.
Questão 3 –
E como ele poderia se sustentar no futuro, com o continuo desenvolvimento do mercado de Side by Side e uma potencial redução de preço deste segmento de refrigeradores?
Com a potencial redução do preço dos produtos Side by Side, o produto Brastemp Viva também tem tendência de redução do preço, atraindo mais consumidores e revendedores. Poderia ser feito refrigeradores menores para atender consumidores que vivem em casas e