Case amex
A companhia passou a ter um desgaste de sua marca nos anos 2000 e função do conceito que seu público tinha de a marca ser elitizada. Para contornar esta situação a AMEX sentiu a necessidade de adotar uma nova estratégia de comunicação desenvolvida pela agencia Ogilvy & Mather. O uso da comunicação integrada de marketing possibilitou que a empresa alcançasse o seu objetivo maior de reposicionar a marca. O uso desta estratégia possibilitou a união da comunicação institucional com mercadológica, neste caso, oferecendo resultados expressivos. Tal união possibilitou a empresa atingisse o seu público alvo definido.
2 – Como poderia ser desenvolvida uma ação de promoção de vendas integrada ao conceito central da campanha?
O conceito central da campanha foi de mostrar, para o público alvo, que o cartão de credito da AMEX não possuía os atributos tangíveis (Facilitador de crédito e flexibilizador de pagamentos) quanto posicionar o cartão como meio de viabilizar experiências enriquecedoras de vida. Aproveitando este conceito, a AMEX poderia ter utilizado algumas ações promocionais em relação com as “experiências enriquecedoras de vida”, como viagens, passeios culturais, shows. Juntando o conceito de “experiências enriquecedoras” com “experiências inesquecíveis”.
Algumas ações: • Promoção com agências de viagens para intercambio de estudantes. Estimulando o uso do cartão AMEX em suas viagens; • Utilização do cartão AMEX para comprar entradas para museus e exposições pelo mundo todo, e em troca alguns benefícios como bônus ou brindes; • Descontos em entradas de shows para compras com o cartão AMEX; • Benefícios em hotéis e resorts para o uso do cartão AMEX.
3 – Comente a relação entre a estratégia adotada e o conceito da campanha de comunicação desenvolvida.
Para atingir um novo perfil de consumidor e agregar