Cascas de arroz
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
GESTÃO AMBIENTAL
ARARANGUÁ
2012
1 Introdução
O arroz (Oryza sativa L.) é uma das mais antigas espécies cultivadas, ocupando aproximadamente 10% do solo agricultável do planeta. Para atender a demanda por alimentos, devido ao rápido crescimento da População mundial, a produção de arroz deve ser incrementada nos próximos 25 anos. Com a redução das áreas disponíveis para produção, será necessário conciliar cultivos intensivos com elevadas produtividades, mas em bases sustentáveis.
Existem três tipos principais de ecossistemas de arroz: terras altas, várzeas, úmidas e irrigado por inundação. Dentre eles, o sistema de produção de Arroz irrigado por inundação (regiões de baixios) é o mais expressivo, Representando 80% do arroz produzido no mundo, responsável por aproximadamente 93% da produção total.
No Brasil, o ecossistema de arroz irrigado é responsável por, aproximadamente, 60% da produção nacional. Existem aproximadamente 35 milhões de hectares de regiões de baixios, periodicamente inundados.
Desse total, o sistema de produção de arroz irrigado por inundação ocupa cerca de 1.368.422 hectares, distribuídos entre a região de clima temperado (86,5%), nas várzeas dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e a região de clima tropical (13,5%), nas várzeas tropicais dos Estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz destaca-se pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico tanto no aspecto econômico quanto social.
O arroz é um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico. É considerado o cultivo alimentar de maior importância em muitos países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e Oceania, onde vivem 70% da população total dos países em desenvolvimento e cerca de dois terços da população subnutrida mundial. É alimento