Casas Unifamiliares
Brasil arquitetura. São Paulo, SP. 2011/
DADOS DA OBRA
INÍCIO DO PROJETO novembro de 2011
CONCLUSÃO DA OBRA maio de 2013
ÁREA DO TERRENO 392m²
ÁREA CONSTRUÍDA 295 m²
1
2
3
CASA PEPIGUARI
Brasil arquitetura. São Paulo, SP. 2011/
LOCALIZAÇÃO E CONTEXTO
4
A residência está localizada em uma rua pequena e tortuosa na parte alta do bairro da Lapa, em São
Paulo. O volume define um bloco único de dois pavimentos, que se apresenta em uma vizinhança quase inteiramente ocupada por sobrados. E, o projeto em si privilegia uma permeabilidade visual, mais claramente perceptível no amplo espaço destinado a sala e na paisagem que se emoldura da janela dos quartos. “É possível ver a paisagem do bairro da Lapa descendo até a várzea do rio Tietê, tendo como pano de fundo as montanhas da serra da Cantareira.” (Revista AU, n° 237, p. 36)
TERRENO
5
6
A apropriação do terreno em planta se dá de forma bastante racional. A casa ocupa o primeiro terço do terreno, enquanto a área externa juntamente como o espaço destinado ao escritório também seguem essa lógica tripartide.
Em corte, pode-se perceber o aproveitamento do terreno íngreme na instalação do conjunto casa, área externa e escritório, em níveis, onde há uma defasagem de 1,5m.
CASA PEPIGUARI
Brasil arquitetura. São Paulo, SP. 2011/
PROGRAMA
O programa da residência é disposto de forma a permitir uma maior apropriação do espaço social com as obras de arte de seu morador. A cozinha ampla e com alguns equipamentos industriais também reflete a caracterização do usuário, um apreciador da arte de cozinhar. No nível superior, uma pequena biblioteca e os três quartos compõem esse espaço mais íntimo, onde é possível a percepção dos espaços interno e externos da residência. A parte posterior do lote abriga a biblioteca maior.
7
8
9
10
11
PAREDE DE CONCRETO
CASA PEPIGUARI
Brasil arquitetura. São Paulo, SP. 2011/
“A divisória central da casa é uma parede estrutural de concreto aparente, e tem como função apoiar