Casas Populares
As fundações são os primeiros serviços de uma construção, que ao aparecer deficiências podem fazer com que a edificação se torne inabitável. As técnicas de recuperações para fundações de edificações já levantadas se caracterizam pelo alto custo. Em termos de residências populares, é possível que o custo do reparo possa passar o custo da própria edificação.
Fundação do tipo radier apresenta como principais vantagens: agilidade de execução, praticidade, redução na mão-de-obra, diminuição dos recalques diferenciais, maior rigidez por ser uma peça inteiriça, elimina os serviços de escavação, viga baldrame, alvenaria de pedra e contra piso. Na execução de fundação de blocos de pedra, observa-se como principais vantagens, a disponibilidade de material na região, eliminando custos com transporte, além de não requerer mão-de-obra especializada, embora o tempo de execução seja superior ao outro tipo de fundação analisado. Conclui-se que as fundações do tipo radier proporcionam menor tempo de execução, assim como desempenham a função de proteção da fundação. Entretanto, a execução de fundações do tipo blocos de pedra requerem um período de execução superior a fundação radier, sendo mais utilizada por sua técnica ser a mais disseminada na região. Considerando os dois métodos, sua escolha é determinada não só admitindo aspectos técnicos (tipo de solo, carga), como também culturais, causados pela dificuldade local em se adaptar e implantar novos sistemas construtivos.
Alvenaria:
BLOCOS DE CONCRETO
Peças regulares e retangulares, fabricadas com cimento, areia, pedrisco, pó de pedra e água (Figura 4.7; 4.8). O equipamento para a execução dos blocos é a presa hidráulica. O bloco é obtido através da dosagem racional dos componentes, e dependendo do equipamento é possível obter peças de grande regularidade e com faces e arestas de bom acabamento. Em relação ao acabamento os blocas de concreto podem ser para revestimento (mais rústico)