Casas bahia
Exatamente no dia 15 de novembro de 1923 nasce Samuel Klein, judeu polonês. O que não se esperava é que essa criança, logo se tornaria um rico empresário, fundador da mais conhecida rede de lojas brasileiras “Casas Bahia”.
Klein trabalhou com o pai como marceneiro, mas logo houve a invasão dos nazistas, e eles foram levados para Maidanek, cidade conhecida por ser o terceiro campo de concentração durante a segunda guerra mundial.Já sua mãe e seus irmãos foram para Treblinka.
Klein fugiu dos soldados numa tentativa ousada no dia 22 de julho. “Fui me escondendo e entrando no trigal cada vez mais”, passou a noite na plantação,ao amanhecer encontrou alguns cristãos poloneses que acolheram e ajudaram a fugir.
Ao voltar Samuel foi logo em sua antiga casa mas a mesma encontrava-se totalmente destruída, saiu em busca de emprego e logo começou a trabalhar em uma fazenda em troca de comida.
Logo depois da guerra ele encontrou a irmã Sezia e o irmão Salomon, atualmente hoje os mesmos vivem em Nova Iorque.Os irmãos Klein partiram para a Alemanha,onde conseguiram reencontrar com seu pai.
Entre ano de 1946 até 1951,viveram em Munique cidade Alemã.Depois de casar com Chana, Samuel decide deixar a Europa e reconstruir a vida em outro lugar.
Juntamente com sua irmã Esther seu pai foi morar em Israel.Após tentar imigrar para os Estados Unidos e não ter conseguido Samuel, sua esposa e o filho resolve ir para a América do Sul, onde contaria com a ajuda de alguns amigos.Com o passar do tempo ele resolve embarcar juntamente com a sua família, de La Paz para a então capital brasileira,e logo consegiu autorização para viver no Brasil.
Com sua esposa e seu filho foram morar em São Caetano do Sul, grande São Paulo.
Resolveu começar a trabalhar como comerciante tornando-se mascate, onde comercializava roupas de cama,mesa e banho de porta em porta, com uma charrete.Foram cinco anos de dedicação ao seu trabalho.
Com muito esforço e trabalho,consegiu capital para