Casas bahia: um caso de sucesso
A história de vida de Samuel Klein transformou-se em um caso de sucesso de repercussão e curiosidade mundial. A dificuldade e crueldade que ele e sua família enfrentaram fizeram com que obstáculos fossem transpostos em busca de uma vida de paz e felicidade. Sua personalidade, marcada por carisma, confiabilidade, persistência e coragem fez nascer uma potência empresarial no segmento eletroeletrônico. Desta forma caberia perguntar: como o sucesso de uma empresa pode acontecer através dos atributos pessoais de seus fundadores, mesmo após uma época de crise econômica nacional?
Com base na análise do cenário externo e políticas da empresa, buscou-se demonstrar que seu fundador possui características determinantes e elementar à nova demanda flexível do mercado, principalmente para as classes econômicas menos favorecidas.
Nos últimos anos a Casas Bahia teve um crescimento contínuo que a colocou em primeiro lugar entre as empresas de sua área de atuação.
A estratégia de marketing é apresentada como ponto fundamental, pois teve um papel primordial no relacionamento com os clientes. O varejo proporcionou a diferenciação de seus concorrentes ocupando uma posição marcante e difundindo a identidade da marca e o conceito da loja.
A HISTÓRIA DE SAMUEL KLEIN
Samuel Klein nasceu em 15 de novembro de 1923, na pequena aldeia Zaklikov, na Polônia, filho de uma família da comunidade judia que representava 30% da população de 3.000 habitantes do local. Aprendeu com o pai o ofício de marceneiro e com a mãe a importância da fé. (AWAD, 2003)
Sucher e sua esposa Szeva, criaram os 07 filhos com dificuldades, sem exageros ou desperdícios, com muito trabalho e rigidez. Sucher, marceneiro habilidoso, fabricou os móveis da casa enquanto Szeva se dedicava à educação dos filhos, ao trabalho doméstico e à alimentação da família. (AWAD, 2003)
A Europa naquele conturbado início de século, sob ameaça constante de golpes de estado, nazismo, fascismo e